domingo, 1 de abril de 2012

Aqui, um espaço para que visualizem notícias recentes refentes ao famoso DPP






Confira as ações do DPP no Programa Ciência Sem Fronteiras ( 30/3/2012)

    Ainda restam vagas!!! Essa é a frase que causará certamente dúvidas mais do que certezas. Quem gostaria de fazer uma graduação tranquilamente, não ter de se preoucupar com nada além de uma rotina planejada, algo já certo e preciso? Mas quem não quer o prazer de enriquecer o currículo e construir um acarreira brilhante, com brilhantes experiências e com maiores habilidades também? Se a segunda opção interessa mais veja a frase e esbanje alegria. Ela abriu simplesmente a divulgação de vagas para estudo no exterior pelo Decanato de Pós Graduação e Pesquisa através do Programa Ciência Sem Fronteiras.
     Nesta data foram oferecidas vagas referentes a oportunidade ímpar - estudar mediante bolsa (modadlidade graduação sanduíche) em  universidades da diversificada lista as quais a UnB se vincula.
     A bolsa oferecida varia de acordo com o local destino e as inscrições podem ser feitas até o fim do semestre ( 15 de julho). O órgão que promove e orienta a atividade  (Assessoria de Assuntos Internacionais - INT) diz que pode, ainda que não mais para os EUA, tentar mediar a estadia do aluno em Universidades espalhadas pelo mundo inteiro.
   Quem gosta pode se aventurar.  
Confira na íntegra
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=6410 
                                                                                                        

                                                                             *******

      DPP fecha feitura editais. Trata-se de auxílio que será dado ao desenvolvimento de diferentes aspectos da Pós Graduação. Confira a abertura dos editais, fique de olho nos prazos e agarre esta oportunidade. (16/3/2012)

   A ação busca promover basicamente, com os editais, os seguintes pontos: apoio a professores e a estudantes para os eventos internacionais e nacionais, ajuda no custeio de trabalhos científicos e suas taxas, além de apoio às atividades de pesquisa.
      É importante observar as vantagens que os editais lançados pelo Decanato trazem. Os estudantes terão definidas as propostas de bolsas para ajuda aos custos que terão com os seus trabalhos ( ajuda em dinheiro que varia - mestrado é contemplado com 600 reais e Doutorado com 800). Tendo em vista o custo alto para manter as atividades e  seguir em frente com a pós-graduação, entendeu-se que os estudantes devem usufruir das respectivas bolsas.
      Deixa-se claro, também importante dizer, a necessária vinculação dos estudantes com as agências CAPES e CNPq. Os alunos devem ser bolsistas das entidades para ser beneficiados.
      Há também agrados aos estudos e atividades de eventos científicos pelo Brasil aos estudantes  - há um bom recurso que vai sendo destinado especificamente a essa área. Também se destaca a participação de docentes em eventos dessa natureza cuja lista de critérios para realização também se dá em edital.
      O fato de apoiar ainda, esse rol de editais, os trabalhos de campo, deixa ainda mais claro, o caráter abrangente do apoio dado a pós-graduação. Estudantes da pós poderão ganhar benefícios diversos para essas atividades de pesquisa, como por exemplo, ajuda para com serviços reprográficos e combustível.

confira a reportragem com mais detalhes.
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=6348
                          
                                                                          ******


Entendendo essas estruturas

Caros, em destaque a seguir algumas informações sobre estas estruturas apresentadas para termos todos  uma compreensão maior sobre este importante ente da universidade que é o DPP.

DIRPE - Diretoria de Pesquisa
         Trata-se da Diretoria de atuação intra-institucional envolvida com o fomento deste espaço para o progresso da ciência. Os processos de estruturação de projetos para a instituição e suas etapas de desenvolvimento ( como a captação de recursos) serão idealizados e efetivados por esta Diretoria. É importante o vínculo com outras instituições para seus trabalhos como acontece com a Coordenação de Capacitação de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

DIRPG - Diretoria de Pós-Graduação
        Esta Diretoria estará vinculada aos programas de Pós-Graduação da Universidade atuando como auxílio importantíssimo nas proposições de apreciação em Conselho - mais especificamente neste caso, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Novamente percebe-se a aproximação com as agências de fomento à pesquisa uma vez que tratam-se de alvo da atividade de fiscalização desta diretoria.

DIRDI - Diretoria de Desenvolvimento Institucional
         Esta Diretoria será a incentivadora, bem como a Diretoria de Pesquisa, dos trabalhos com foco institucional. Ela se baseia em atividades que tenham como idealização as tecnologias e inovações referentes a pesquisa e a pós-graduação.
         É destaque o fato de ser a Diretoria, estabelecendo-se a relação dela com as demais, integralizadora dos trabalhos, tendo o caráter de atuar em prol dos interessese  e esforços das outras Diretorias - age com transversalidade.

DIRIC - Diretoria de fomento a Iniciação Científica
        A esta Diretoria compete as ações de auxílio ao desenvolvimento da iniciação científica. Ela participará do processo como um todo sendo atuante desde a fase de criação até as etapas de desenvolvimento tanto dos aspectos do Programa em si quanto das políticas que deverão sustentar as atividades de iniciação científica no contexto universitário. Tem a competência de propor normas e o dever de trabalhar em conjunto com as agências de fomento com foco nas atividades pertinentes a iniciação científica.
    Tendo como objetivo o incentivo a produção científica dos estudantes das várias áreas de graduação (futuros estudantes da pós) a DIRIC coordena e avalia o programa.

   Pelo interesse do Blog em desenvolver discussão também e mais especificamente sobre a documentação do decanato é que se destacará abaixo os seguintes aspectos de cada diretoria. 

DIRPE:  É importantíssimo dizer que seu papel terá a ver com a criação de Editais. Tais documentos são de responsabilidade desta Diretoria que os gerencia dentro do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.

DIRPG: Pode-se conceber uma possibilidade de análise de documentos cujas produções sejam decorrentes da sua atividade de  fiscalização, por exemplo, haja vista a capacidade de produzir, esta Diretoria, documentos a partir dessa função.

DIRDI:
      Suas atividades possibilitam produção documental diversa. Pelas ações de que participa, como a produção e coordenação de atividades, planejamento e divulgações e organização de eventos importantes, tem em sua esfera de competência possibilidades de produção e custódia de documentos como banners de seminários, fotografias e filmagens, informativos sobre os eventos, entre outros.

DIRIC:
       Os eidtais, como importante documentação nesse processo de que participa a Diretoria, merecem ser destacados quando o assunto é a análise de documentos no setor. Suas características podem revelar mais detalhes sobre este ente do decanato. As atividades dessa Diretoria podem ser melhor entendidas pela documentação que gera e pela tramitação a que estes documentos estão sujeitos, podendo isso ser compreendido, por exemplo, a partir de análise de editais.

Sobre CPP, CCLS e CAF.

CPP - Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação
     O conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão já anteriormente citado, abrigará esta Câmara conhecida por CPP. A referida Câmara fará com que se prossiga as políticas desenvolvidas pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.

CCLS - Cooordenação de Cursos Latu Sensu
   Mais especializada, a coordenação Latu Sensu, trabalhará com documentos referentes aos processos envolvidos com o desenvolvimento de curso nesta área. Deve-se ressaltar sobre os encaminhamentos destes processos à Câmara de pesquisa e Pós Graduação, o que inclusive proporciona entendimento sobre o trâmite pelo qual passa a documentação. Desde já conceber aspectos importantes dos documentos é bastante siginificativo para aquele que o analisará.

CAF - Coordenação de acompanhamento financeiro
     Os aspectos orçamentários e financeiros estarão submetidos a análise desta coordenação. Sua proposta é a execução dos recursos. Sendo assim  a análise de execução dos recursos do decanato. Sua competência se extende a orientação direcionada, aos que desenvolvem a pós graduação, sobre a execução dos recursos destinados.
    É importante salientar que pode se ter a origem desses recursos de diferentes fontes. Sendo neste caso dever do CAF os referidos trabalhos sobre estes recursos independente de sua origem.

Em relação especificamente a suas produções documentais,

 CPP - seus documentos podem ser sobre as definições políticas a serem adotadas por apresentarem melhor solução para atender demandas e perspectivas sobre Pós-graduação e a área científica.

CCLS -  deverão participar do desenvolvimento dos trabalhos desse setor do decanato os pareceres que estarão sendo parte importante do desenvolvimento de curso.

CAF - pode-se dizer que estará essa Coordenação envolvida com documentos variados, dependendo sua atividade de determinados convênios ou documentação que comprove arrecadação direta dos recursos trabalhados e geridos por ela e pelo decanato.


referência:  Disponível em: <http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/> Acesso em: abr. de 2012 às 13:50.