terça-feira, 1 de maio de 2012

Atividade de autenticidade: DIPLOMáTICA com MUITO ROCK

      Vamos postar aqui um debate para la de caloroso para quem gosta de um bom rock 'n roll! Esta semana com o foco sobre a autenticidade exploraremos o tema a partir da análise dos  ingressos e do quanto o conhecimento diplomático pode ser útil para sabermos identificar as características necessárias aos  documentos que nos cercam como os ingressos de nossos shows. A autenticidade discutida na disciplina diplomática servirá como veremos inclusive para garantirmos diversão nos shows de que tanto gostamos.


          
   (Imagem retirada de:  http://www.musicglobe.xpg.com.br/dia-do-rock-o-melhor-do-rock-internacional/ Disponível em: http://www.google.com.br/ )
 Em relação ao questinamento do blog "Rock, história e memória" e do Blog-mãe da disciplina Diplomática e Tipoologia Documental seguem as respostas 

1 - Resposta Dyenison Pereira
     A diplomática se ocupa de aspectos importantes relacionados ao documento segundo Duranti  que assim os destaca: “... el hecho y la voluntad que ló origina, en cuanto se relacionan al propósito y a la consecuencia; el desarollo de su processo genético y el caráter de su forma física e intelectual.” Desta forma tenta-se identificar o autêntico ingresso atentando-se para a compreensão ampla sobre o documento como todo, a partir da análise das circunstâncias em que foi produzido, da compreensão de seu conteúdo a partir dos diferentes elementos e das características físicas que traz.
     Pode-se assim julgar conveniente a atenção com as características externas, com os suportes e a forma de seus códigos (letras ou não). Assegurar-se da validade documental, do ingresso no caso, é conferir as possíveis padronizações e, em relação a uma comparação qualquer, verificar assim se as letras estão iguais em tamanho, se o material que suporta todas as informações do ingresso estão corretas, se seguem um mesmo perfil em termos de dimensão e/ou em termos de espessura, entre outras características.
  Deve-se notar a importância deste ponto trazido por Duranti  que foi por ela denominado “... la circunstancia de la escritura” fundamental para a análise mais correta dentro do campo diplomático, que ajuda a não se enganar. Deve-se perceber as características documentais que trazem confiança a respeito das condições de produção do documento (as circunstancias de sua gênese), especificamente do fato de a pessoa que produziu e o emitiu ter ou não ter a competência para tanto.  A autenticidade, citada pela autora como um dos maiores motivos do estudo diplomático, precisa ser atestada na compra deste ingresso e a certificação da validade do mesmo, através desses importantes aspectos, sejam físicos ou pela compreensão ampla do conteúdo, é importantíssima para se ter o privilégio de se usufruir do show.
       Os ingressos assim poderiam ser identificados por meio de fatores bastante importantes na Diplomática. Saber perceber as características que permeiam o aspecto físico do documento, as suas indicações, seus elementos, que dão base para entender o documento autentico, a compreensão ampla de seu conteúdo, que ajuda nesse entendimento, e os aspectos que dão credibilidade ao documento quanto a sua produção e pessoas envolvidas na sua genética “... su processo genético... “ e emissão,  é importante para a pessoa que compra ter melhor compreensão dos aspectos de autenticidade e maior clareza quanto a validade do documento que vai adquirir. Com esse tipo de entendimento e observação que vai das pessoas envolvidas e seus sinais por meio de assinaturas, carimbos ou logomarcas até a percepção dos aspectos físicos materiais pode-se certamente ter mais segurança na hora da compra de um ingresso e com mais tranquilidade assistir a um mega show de Rock.

Referências 
DURANTI, Luciana. Diplomática : usos nuevos para una antigua ciência. Carmona (Sevilla), S&C 1996,166p.