domingo, 1 de abril de 2012

Entendendo essas estruturas

Caros, em destaque a seguir algumas informações sobre estas estruturas apresentadas para termos todos  uma compreensão maior sobre este importante ente da universidade que é o DPP.

DIRPE - Diretoria de Pesquisa
         Trata-se da Diretoria de atuação intra-institucional envolvida com o fomento deste espaço para o progresso da ciência. Os processos de estruturação de projetos para a instituição e suas etapas de desenvolvimento ( como a captação de recursos) serão idealizados e efetivados por esta Diretoria. É importante o vínculo com outras instituições para seus trabalhos como acontece com a Coordenação de Capacitação de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

DIRPG - Diretoria de Pós-Graduação
        Esta Diretoria estará vinculada aos programas de Pós-Graduação da Universidade atuando como auxílio importantíssimo nas proposições de apreciação em Conselho - mais especificamente neste caso, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Novamente percebe-se a aproximação com as agências de fomento à pesquisa uma vez que tratam-se de alvo da atividade de fiscalização desta diretoria.

DIRDI - Diretoria de Desenvolvimento Institucional
         Esta Diretoria será a incentivadora, bem como a Diretoria de Pesquisa, dos trabalhos com foco institucional. Ela se baseia em atividades que tenham como idealização as tecnologias e inovações referentes a pesquisa e a pós-graduação.
         É destaque o fato de ser a Diretoria, estabelecendo-se a relação dela com as demais, integralizadora dos trabalhos, tendo o caráter de atuar em prol dos interessese  e esforços das outras Diretorias - age com transversalidade.

DIRIC - Diretoria de fomento a Iniciação Científica
        A esta Diretoria compete as ações de auxílio ao desenvolvimento da iniciação científica. Ela participará do processo como um todo sendo atuante desde a fase de criação até as etapas de desenvolvimento tanto dos aspectos do Programa em si quanto das políticas que deverão sustentar as atividades de iniciação científica no contexto universitário. Tem a competência de propor normas e o dever de trabalhar em conjunto com as agências de fomento com foco nas atividades pertinentes a iniciação científica.
    Tendo como objetivo o incentivo a produção científica dos estudantes das várias áreas de graduação (futuros estudantes da pós) a DIRIC coordena e avalia o programa.

   Pelo interesse do Blog em desenvolver discussão também e mais especificamente sobre a documentação do decanato é que se destacará abaixo os seguintes aspectos de cada diretoria. 

DIRPE:  É importantíssimo dizer que seu papel terá a ver com a criação de Editais. Tais documentos são de responsabilidade desta Diretoria que os gerencia dentro do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.

DIRPG: Pode-se conceber uma possibilidade de análise de documentos cujas produções sejam decorrentes da sua atividade de  fiscalização, por exemplo, haja vista a capacidade de produzir, esta Diretoria, documentos a partir dessa função.

DIRDI:
      Suas atividades possibilitam produção documental diversa. Pelas ações de que participa, como a produção e coordenação de atividades, planejamento e divulgações e organização de eventos importantes, tem em sua esfera de competência possibilidades de produção e custódia de documentos como banners de seminários, fotografias e filmagens, informativos sobre os eventos, entre outros.

DIRIC:
       Os eidtais, como importante documentação nesse processo de que participa a Diretoria, merecem ser destacados quando o assunto é a análise de documentos no setor. Suas características podem revelar mais detalhes sobre este ente do decanato. As atividades dessa Diretoria podem ser melhor entendidas pela documentação que gera e pela tramitação a que estes documentos estão sujeitos, podendo isso ser compreendido, por exemplo, a partir de análise de editais.

Sobre CPP, CCLS e CAF.

CPP - Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação
     O conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão já anteriormente citado, abrigará esta Câmara conhecida por CPP. A referida Câmara fará com que se prossiga as políticas desenvolvidas pelo Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação.

CCLS - Cooordenação de Cursos Latu Sensu
   Mais especializada, a coordenação Latu Sensu, trabalhará com documentos referentes aos processos envolvidos com o desenvolvimento de curso nesta área. Deve-se ressaltar sobre os encaminhamentos destes processos à Câmara de pesquisa e Pós Graduação, o que inclusive proporciona entendimento sobre o trâmite pelo qual passa a documentação. Desde já conceber aspectos importantes dos documentos é bastante siginificativo para aquele que o analisará.

CAF - Coordenação de acompanhamento financeiro
     Os aspectos orçamentários e financeiros estarão submetidos a análise desta coordenação. Sua proposta é a execução dos recursos. Sendo assim  a análise de execução dos recursos do decanato. Sua competência se extende a orientação direcionada, aos que desenvolvem a pós graduação, sobre a execução dos recursos destinados.
    É importante salientar que pode se ter a origem desses recursos de diferentes fontes. Sendo neste caso dever do CAF os referidos trabalhos sobre estes recursos independente de sua origem.

Em relação especificamente a suas produções documentais,

 CPP - seus documentos podem ser sobre as definições políticas a serem adotadas por apresentarem melhor solução para atender demandas e perspectivas sobre Pós-graduação e a área científica.

CCLS -  deverão participar do desenvolvimento dos trabalhos desse setor do decanato os pareceres que estarão sendo parte importante do desenvolvimento de curso.

CAF - pode-se dizer que estará essa Coordenação envolvida com documentos variados, dependendo sua atividade de determinados convênios ou documentação que comprove arrecadação direta dos recursos trabalhados e geridos por ela e pelo decanato.


referência:  Disponível em: <http://www.unb.br/administracao/decanatos/dpp/> Acesso em: abr. de 2012 às 13:50.


  





  

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