quarta-feira, 9 de maio de 2012

MAS AFINAL, O QUE FAZER? MESTRADO OU MBA?


                                             imagem dsponível em <http://www.finep.gov.br> 




Cá estava eu em mas uma viagem pela rede, quando me veio a cabeça a seguinte questão: O que fazer após a tão sonhada graduação? 
Bom decidi pesquisar um pouco e o que descobri não é lá muito satisfatório, em vários sites e blogs afins encontrei a mesma resposta, "bom depende do que você quer para sua vida". Pesquisando um poco mais percebi que antes de tudo é necessário saber o que se pode fazer para se especializar, sabemos que cada profissão exige um tipo de pós, mas afinal quas são esses tipos de pós?
Bom trago uma pequena descrição de cada para que vocês fiéis leitores decidam "o que querem da vida".

Curso Lato Sensu - MBA

É um curso de especialização na área gerencial e administrativa, varia de 1 a 2 anos, normalmente exige-se um mínimo de 3 ans no mercado de trabalho, existe entrevista, análise de currículo e prova. Ao fnal do curso o aluno apresenta um trabalho de conclusão. Não se recebe título de mestre.

Curso Lato Sensu - Especialização

Pode ser oferecido por instituição de ensino ou por organização profissional ou corporativa.
Dura em média de 1 a 2 anos,  exige-se diploma de graduação, entrevista, análise do currículo, e dependendo da instituição uma prova. Ao final do curso o aluno apresenta um trabalho de conclusão.


Curso Estricto Sensu - Mestrado


Voltado para quem quer seguir carreira em ensno e pesquisa. Em méda dura 2 anos e meio, o método de seleção pode variar, mas geralmente o candidato submete o currículo à análise, apresenta um projeto de pesquisa e participa de uma entrevista. Também é comum que exista uma prova e que se solicite domínio de pelo menos um idioma estrangeiro. Ao final do curso o aluno deve apresentar um trabalho de conclusão de curso, normalmente se segue para o Doutorado.


Curso Stricto Sensu - Mestrado Profissional


Voltado para quem deseja dominar metodologias de pesquisa e aprofundar conhecimentos mas com foco no mercado de trabalho. Dura em média 2 anos e meio, para aprovação pede-se prova, apresentação do currículo, projeto de pesquisa de acordo com a proposta do curso e entrevista. Domínio de um idioma estrangeiro é indispensável. Ao fnal do curso o aluno faz uma apresentação e defesa de uma dissertação.


Curso Stricto Sensu - Doutorado


Assim como o mestrado é um curso voltado para quem deseja seguir carreira de pesquisador e professor. Dura em média de 4 anos e meio a 5 anos, O processo seletivo inclui: análise do currículo, aprovação do projeto de pesquisa, entrevista, podend haver prova sobre conhecimentos específicos e geralmente exigem o domínio de pelo menos dois idiomas estrangeiros.Ao fnal do curso o aluno deverá apresentar e defender uma tese.


Aquele que desejar continuar especializando-se após o doutorado deve fazer um Pós-Doutorado, que consiste em "especialização ou estágio em universidade". O Pós-Doutorado concede um nível de exelência em uma área do conhecimento. Espero ter clareado um pouco as ideias de vocês, abraços e até a próxima!




Referências:

Guia do estudante <http://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/pos-graduacao/materia_432987.shtml> acessado em 9/05/12;

Wikipédia <http://pt.wikipedia.org/wiki/Mestrado> acessado em 9/05/12;

Wikipédia <http://pt.wikipedia.org/wiki/Especializa%C3%A7%C3%A3o> acessado em 9/05/12;

Brasil.gov.br <http://www.brasil.gov.br/sobre/educacao/pos-graduacao/pos-doutorado> acessado em 9/05/12.