quinta-feira, 24 de maio de 2012

Atividade em sala - modelos de tipologia documental

 

                                                         fonte: culturadigital.br - google.




 - Lista dos modelos estudados : Cataluña, Ayuntamento de Barcelona e Aragón


Modelo
Cataluña

1 – Organismo: Editora Eduem;
2 – Descrição da documentação:  
      Série documental: Marcador de texto;
      Ordenação: não contém;
      Datas extremas:
            Data tópica: Maringá;
            Data cronológica: não contém;
      Função administrativa: Divulgação, Publicidade;
      Âmbito legal: Não contém;
      Documentos formam o processo: O livro, o registro na editora;
      Metros lineares: -
      Series antecedentes: Desconhecida;
      Series relacionadas: Desconhecida;
      Documentos: Não contém;
      Suporte: Papel;
      Suporte de substituição: Não se aplica;
3 – Valor da documentação
      3.1 – Para administrativo, Legal, Jurídico, Fiscal: Administrativo;
      3.2 – Histórico: Nenhum;
4 – Acesso à documentação : Ostensivo;
5 – Proposta de descarte e eliminação: Corrente;

Modelo
Ayuntamiento de Barcelona

A - Descrição
  1 - Denominação da série: Marcador de texto publicitários para registro de Publicidade - A666;
  2 - Escritório Produtora: Editora EUEM;
  3 - Finalidade da gestão: Divulgar lançamento de livros
  4 - Procedimento Administrativo: Produção do livro, produção de marcadores de texto para divulgação;
  5 - Legislação: Não contém;
  6 - Documentos que formam o processo: Toda a documentação necessária para a produção do livro;
  7 - Séries Antecedentes ou relacionadas: Livro;
  8 - Documentos recaptulativos: Relacionados à série;
  9 – Documentos duplicados: Relacionados à série;
 10 - Tipo de processo: Divulgação;
 11 - Vigência Administrativa: Enquanto durar;
 12 - Acesso: Ostensivo;
 13 - Data limite: Não contém;
 14 - Forma de ordenação: Códigos, cronológica, cor, etc;
 15 - Tipos de suporte: Papel, vários;
 16 - Aplicação informática: Não se aplica;
 17 - Localização da documentação: Onde estiver localizado no arquivo/Código;
 18 - Observações: Não é possível identificar o contexto arquivístico do conjunto documental;
 19 - Pessoas que podem acessar a informação: Todos;

B – Avaliação

 Critérios: 3 cópias;
 Propostas: Divulgação de lançamento de livros;
 Observações: Não é possível avaliar o documento sem o contexto; 
 Data:
   Cronológica: Não;
   Tópica: Maringá;
 Assinatura: UEM


Modelo
Aragón

1 - Código: Não contém;
2 - Tipo Documental: Marcador de texto;
3 - Transferência: Não contém;
4 - Prazo de Conservação: Não contém;
5 – Acesso: Ostensivo
6 -  Prazo: Não contém;

Segue ainda uma proposta de modelo para análise tipológica de documentos

Modelo  Pós-Diplomática

1 – Descrição:
a) Organização emissora; editora Eduem
b) Série:  Marcadores Eduem
c) Tipo: mardcadores para textual
d) Função arquivística/ administrativa;
e) Datas cronológica: não
f) Data tópica: UEM
g) Trâmite: publicação do livro, ordem de serviço, projeto de marcadores, comprovantes de impressão dos marcadores;
h) Sinais de validação; nome da editora , logo da Universidade Federal e da editora;
i) Especie: marcadores;
j) Gênero: textual/imagetico;
k) Suporte: papel ;
l) Forma: originais;
m) Formato: marcador/folheto;
n) Acesso: ostensivo;

2 - Eliminação: enquanto durar

3- a) Obsevações: sem observações;
    b) Assinaturas: apenas marca da Universidade;



Referências bibliográficas:

RUIPÉREZ, Mariano Garcia. Tipología y séries: cuadros de clasificación, cuestiones metodológicas y prácticas: Las Palmas de Gran Canaria: Anroart, 2007 (Asarca forma, 2) cap. 1.3, p. 41-47.

   




Direitos Humanos terá Pós - Graduação na UnB



A Universidade de Brasília está entre as primeiras instituições de ensino superior brasileiras a oferecer Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania. “Há 25 anos, uma disciplina com esse mesmo nome é ofertada para todos os alunos da UnB”, lembra a professora Nair Bicalho, do Departamento de Serviço Social e coordenadora do Núcleo de Estudos para a Paz e Direitos Humanos (NEP), instância do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), a que estará vinculado o novo curso de pós-graduação. Com início no segundo semestre, o Mestrado estará articulado a questões democráticas como movimentos sociais, lutas pelos direitos e políticas públicas. “Pretendemos interferir, participando das discussões”, disse. Além da UnB, outras quatro universidades também oferecem o Mestrado a partir deste ano. “A criação de cursos de pós-graduação em Direitos Humanos é um enorme avanço para a discussão nacional e proliferação de temas de pesquisa na área. Já existe uma fila enorme de interessados que vai de recém-formados a gestores públicos”, contou.
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