sexta-feira, 30 de março de 2012

Atividade com 2 grupos

Segundo Mariano Garcia Ruipérez, a definição de documento histórico é qualquer testemunho escrito que pode dar fé  de um feito, não carecendo de forma e força legal. Tomando como base discussão em sala de aula, consideramos que o documento histórico, é aquele que é considerado relevante pela sociedade independente de sua origem ou objetivo inicial.
Considerando como exemplo um documento que se encaixasse na definição de Ruipérez, escolhemos a caneca do "assassinato", exemplo exposto em sala de aula . Mesmo carecendo de valor administrativo, júridico ou de modo "convencional", pode ser considerado histórico em qualquer situação que fosse, por qualquer motivo, considerado relevante para a sociedade ( prova de como a sociedade funciona para futuros  arqueólogos, por exemplo).
Outro exemplo que consideramos pertinente apresentar é a carta do presidente JK http://blogln.ning.com/profiles/blogs/carta-presidente-juscelino. Visto que é documento histórico, considerando sua relevância  como prova de correspondência do presidente e do estado de espírito do mesmo ao final de sua legislatura.

Alguns conceitos importantes


Olá pessoal, como nossa disciplina é sobre diplomática e tipologia documental, nada melhor do que conceituar essas duas palavrinhas tão necessárias nesse semestre. Então vamos lá..

Diplomática:
 “Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.” (Dicionário de Terminologia Arquivística, 2005).
“A Diplomática, por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial. Trata-se, portanto, dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como e o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização, imposta pelo direito. Tornando-se, estes documentos, por isso mesmo, eivados de fé pública, o que lhes garante a legitimidade de disposição e a obrigatoriedade da imposição, bem como a utilização no meio sociopolítico regido por aquele mesmo direito [..]” (Bellotto, 2008).

Tipologia:
“Tipologia Documental é o estudo que tem como objeto os tipos documentais, e entendidos como a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou, a natureza do conteúdo, ou técnica de registro. Tipo documental = espécie + função.” (Bellotto, 2002).

 Estes  sãos alguns exemplos de conceitos, no decorrer do curso aparecerão outros teóricos e mais definições , aguardem. =)

Atividade de grupo - parte II


Lista de freqüência :
Trata-se de documento de arquivo de graduação ou de determinado professor, que atesta presença em aula promovida pelo referido curso. Tem a função de comprovar presença em atividade realizada pelo curso, pela Instituição.

Declaração e comprovação de aula ministrada:
Documento de arquivo pertencente a arquivo pessoal do Professor pois foi considerada de valor para os trabalhos em aulas sendo resguardado para este fim. Tem assim essa função de desenvolvimento de aulas práticas.

DVD:
Pode ser considerado documento de arquivo porque há motivação afetiva e ainda porque é comprovação de atividade realizada em curso. Sua função para o titular é para dar aula e para recordar.

Cartaz :
Documento de arquivo, pertencente a arquivo pessoal por ter seu dono atribuído valor afetivo a ele. Teve a função de divulgação exercendo simples função de lembrança no acervo e exerce a função de aulas práticas.

Placa:
Pode ser considerada documento de arquivo pessoal e institucional. No primeiro caso, exercendo função de recordação ou decorativa, pode ser consideradaarquivo pelo valor afetivo a ela atribuído pelo dono. No segundo caso, tendo a função de comprovação de regularidade de veículo, por exemplo, pode ser considerada documento de arquivo pela Instituição por ajudá-la no desempenho de sua atividade e função organizacional.

Flâmula:
Tendo valor sentimental, foi considerada relevante para compor acervo arquivístico. Como documento de arquivo pessoal, tem a função de relembrar momentos e comprovar participação no evento em destaque.

Banner científico:
Considerado documento de arquivo da Universidade por se vincular a realizações científicas da instituição, o Banner tem a função, além de divulgação dos trabalhos, a de atestar a realização das pesquisas.

Convite:
Ainda que possa ser considerado documento de arquivo de certa empresa, foi considerado documento de acervo pessoal assim sendo pelo simples fato de auxiliar no exercício de aulas práticas, considerando-se esta sua principal função para o seu dono.

Atestado médico:
É considerado documento de arquivo de instituição educacional por ser informação importante referente a aluno da entidade. Tem a função de comprovar motivo de ausência.

Livro:
É integrante de acervo pessoal. Trata-se de documento de arquivo pois é exemplar de produção intelectual de seu dono tendo a função de divulgar trabalho científico e ainda, em caráter esporádico, auxiliar no desenvolvimento de aulas.


Imagem retirada do Blog licitações e contratos administrativos http://licitacoesecontratosadm.blogspot.com.br/2011/06/diplomaica-especial-uma-analise.html

Tarefa 2 - Diplomática

Análise dos 10 documentos


Lista de Frequência
1.Suporte: Papel
2. Espécie: Lista de frequência
3.Formato: folha avulsa
4. Forma: original
5. Gênero:Textual
6.Função: comprobatória
7.Sinais de Validação:  A lista manuscrita tem valor equivalente ( é original) daquela emitida com varias caracteres de autenticidade.Tem a ver com ser considerada válida pela vivência que já se tem com ela, pelo contexto já conhecido que a produz. Não há um sinal de validade. Pela familiaridade é que se a valida e serve como prova jurídica.
8. Língua: Português
9.Produtor: André Porto
Declaração
1. Suporte:Papel
2. Espécie: Declaração e comprovação de aula ministrada
3.Formato: declaração
4. Forma: rascunho ( sem assinatura)
5. Gênero:textual
6.Função: É para dar aula
7.Sinais de Validação: Não tem (não possui assinatura), embora aparanta estar de acordo com o  padrão adotado pela UnB.
8. Língua: Português
9.Produtor: André Porto

DVD
1.Suporte: DVD e papel
2. Espécie: trabalho de conclusão de disciplina
3.Formato: formato papel  e formato DVD
4. Forma: original
5. Gênero: Textual e Audiovisual.
6.Função: recordação ( dedicatória dos alunos) , avaliação e comprovação de atividade realizada.
7.Sinais de Validação: logotipo da Universidade, formatação adequada para trabalhos escolares.
8. Língua: Português
9.Produtor: André Porto

Atestado Médico
1.Suporte:Papel
2. Espécie: Atestado médico
3.Formato: folha avulsa atestado
4. Forma: cópia
5. Gênero: textual
6.Função: probatória
7.Sinais de Validação: Não tem sinais de validação ( carimbo, assinatura do médico, CRM, código de doença “CID”)
8. Língua: Português
9.Produtor: André Porto

Convite de Casamento
1.Suporte: Papel
2. Espécie: Convite de casamento
3.Formato: folha avulsa
4. Forma: original
5. Gênero: textual
6.Função: informativa
7.Sinais de Validação: nomes das pessoas conhecidas no convite, o logo da empresa reconhecidamente responsável pela confecção do convite, papel em alto relevo, formato previamente conhecido, convites para a festa em anexo.
8. Língua: Português
9.Produtor: André Porto


Livro
1.Suporte:Papel
2. Espécie: livro
3.Formato: livro
4. Forma: original
5. Gênero: textual
6.Função: informativa
7.Sinais de Validação: logotipo da editora e ISBN
8. Língua: Português 
9.Produtor: André Porto

Banner Científico
1.Suporte: lona
2. Espécie: banner científico
3.Formato: banner
4. Forma: original
5. Gênero: textual e imagético
6.Função: divulgação
7.Sinais de Validação: Logotipo das instituições que auxiliam na pesquisa científica, do evento que foi exposto, nome do grupo responsável pela pesquisa.
8. Língua: Português
9.Produtor: Grupo de Pesquisa

Poster
1.Suporte: papel
2. Espécie: cartaz/ poster
3.Formato: cartaz
4. Forma: original
5. Gênero: textual e imagético
6.Função:  recordação
7.Sinais de Validação: logotipo do jornal que tem o pôster,nome da gráfica, logo das empresas patrocinadoras ou incentivadoras no cartaz e as dimensões padronizadas do cartaz.
8. Língua: Português
9.Produtor: André Porto

Flâmula
1.Suporte: tecido
2. Espécie: flâmula do 1º Chococlã
3.Formato: flâmula
4. Forma: original
5. Gênero: textual e iconográfico/ imagético
6.Função: comprovação de participação no evento e de realização do evento.
7.Sinais de Validação: logotipo do evento
8. Língua:Português
9.Produtor: André Porto

Placa de Carro
1.Suporte: Metal
2. Espécie: Placa de carro
3.Formato: placa
4. Forma: original
5. Gênero: textual
6.Função: probatório e identificação
7.Sinais de Validação:  Lacre da placa.
8. Língua: Português
9.Produtor: André Porto

Imagem retirada do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Documenta%C3%A7%C3%A3o.jpg