Olá pessoal, como nossa disciplina é sobre diplomática e tipologia documental, nada melhor do que conceituar essas duas palavrinhas tão necessárias nesse semestre. Então vamos lá..
Diplomática:
“Disciplina que tem como objetivo o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.” (Dicionário de Terminologia Arquivística, 2005).
“A Diplomática, por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial. Trata-se, portanto, dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como e o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização, imposta pelo direito. Tornando-se, estes documentos, por isso mesmo, eivados de fé pública, o que lhes garante a legitimidade de disposição e a obrigatoriedade da imposição, bem como a utilização no meio sociopolítico regido por aquele mesmo direito [..]” (Bellotto, 2008).
Tipologia:
“Tipologia Documental é o estudo que tem como objeto os tipos documentais, e entendidos como a configuração que assume a espécie documental de acordo com a atividade que a gerou, a natureza do conteúdo, ou técnica de registro. Tipo documental = espécie + função.” (Bellotto, 2002).
Estes sãos alguns exemplos de conceitos, no decorrer do curso aparecerão outros teóricos e mais definições , aguardem. =)
Ótimo post Luiza... esperamos por mais!!!!
ResponderExcluirBelo post ;)
ResponderExcluirVictor