sexta-feira, 18 de maio de 2012

CEDOC e os Detetives!



                                                            (http://br.freepik.com)

O Centro de Documentação Universidade de Brasília tem por finalidade recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos arquivísticos de valor permanente produzidos e acumulados pelas áreas meio e fim da Fundação Universidade de Brasília. Mas segundo as conclusões tiradas pelo nosso jornalista a visão do CEDOC não é bem essa pela sociedade em geral, foi entrevistado uma pequena amostra: Foram feitas perguntas sobre o que é o cedoc? O que guarda? Quais documentos? Abaixo os entrevistados e suas considerações.

1.           Tatiana- Mestranda da Tecnologia
Acredita que o estado de guarda da documentação existente no CEDOC é caótico, que devem ocorrer perdas frequentes de documentação. Para ela, se fosse necessário fazer uma pesquisa para adquirir referência documental o correto seria procurar a reitoria. Ela acredita que entre os documentos armazenados no CEDOC encontram-se Plantas baixas de edifícios da Universidade de Brasília, Projetos de alunos e documentos da administração da UnB, mas os documentos pessoais de alunos funcionários e professores são mantidos na reitoria.


2.           Flávio – Xerox do pavilhão Multiuso
Acredita que entre os documentos armazenados no CEDOC encontram-se Plantas e projetos de construções da UnB, Quadros de funcionários, Livros de grandes autores, teses de doutorado. Para ele o CEDOC é o Centro onde ocorre a organização da documentação da UnB.


3.           Kátia- Funcionária do Interfoco
Acredita que o CEDOC é o Museu da UnB e que para lá vão as documentações de todos os departamentos da UnB.


4.           Sara – Aluna de Física
Para ela os documentos da UnB vão para o CEDOC, onde são organizados por data, relevância e ordem alfabética (não necessariamente nessa ordem), entre esses documentos estão dados dos alunos, provas e dados dos professores.


5.           Marcos – Aluno de matemática
Acredita que as documentações ficam armazenadas em cada departamento, porém já ouviu falar do CEDOC, mas não saberia dizer do que se trata. Acredita que a documentação encontra-se em péssimo estado. Para ele entre a documentação armazenada no CEDOC encontram-se Históricos escolares, Comprovantes de matrículas entre outros.


O Analista Tecnológico, que ficou responsável por buscar informações sobre o CEDOC na internet, descobriu o site (http://www.cedoc.unb.br/) que possui informações diversas sobre a estrutura, função, mudanças futuras (Arquivo Geral), missão visão, e muitas outras informações. De forma geral encontrou-se sobra a história da instituição, sua vinculação com a Universidade e seu acervo.


 Sobre o CEDOC:

A criação do CEDOC: era provisoriamente centro de documentação e arquivo da universidade. Atualmente é órgão de assessoramento da reitoria diretamente.


Vai passar a ser o arquivo de fato atuando como arquivo geral da universidade ocorrendo com isso mudanças estruturais com o objetivo de atender toda a UnB.


Sua finalidade é implementar a gestão na FUB/UnB e tem a visão de se tornar referência nas políticas de gestão de documentos no âmbito universitário.

Sobre o acervo:

É composto de documentação de caráter intermediário e permanente majoritariamente (há trabalhos de microfilmagem no Centro). A organização do arquivo de modo geral se dará com base no código de classificação do Conarq, sendo a descrição do acervo e sua guarda definidas por códigos e tabelas do órgão. Há documentações de cunho corrente e séries importantes que merecem destaque como os registros de documentação em protocolo e documentação referente a pessoal do Cedoc que deve ficar no centro. Elas serão visualizadas em breve pelo público no sitio do Centro que está ainda em estruturação juntamente com demais documentação integrante do acervo. Os atos de reitoria nesse sentido são bem importantes constituindo uma série destaque no acervo.

O Observador tirou a conclusão de que o CEDOC é um grande aplicador da Tabela do CONARQ e o que temos lá em termos documentais, está estritamente vinculada a Universidade em sua área fim (Ensino, Pesquisa e Extensão), da Área Meio, só pude observar mesmo os Atos da Reitoria, e os documentos produzidos pelo próprio cedoc que estão na fase corrente.Da área fim, pude observar dossiês de alunos de pós-graduação, alguns documentos relativos a DEX, cujo desconhecimento do plano adotado não me permite inferir que tipo documental de encontra nas caixas, por mais que eu possa ver uma descrição no espelho (que é bem sucinta). também observei enorme massa documental da DPP, porém sempre de forma superficial sem poder ter contato com a documentação, apenas pelo lado de fora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário